https://sso.umk.ac.id/gacor/https://siakad.unmuhkupang.ac.id/upload/thailand/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/negeri/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/gacor/https://ukk.unipma.ac.id/registrasi-ujian/pulsa/https://pkimia.uinsgd.ac.id/gacor/https://pbiologi.uinsgd.ac.id/mp/https://dilmil-yogyakarta.go.id/wp-content/thai/https://press.unmuhjember.ac.id/wp-content/sgcr/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/resmi/https://ppidsulteng.kemenag.go.id/gacor/https://thecasinodaily.com/https://pakoleh.com/https://sso.umk.ac.id/public/pulsa/https://sso.umk.ac.id/public/luar/https://bpti.uhamka.ac.id/sluar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apj/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/apr/https://m2reg.ulm.ac.id/pulsa/https://m2reg.ulm.ac.id/luar/https://m2reg.ulm.ac.id/toto/https://m2reg.ulm.ac.id/gacor/https://febi.uinsgd.ac.id/official/gacor/https://sso.umk.ac.id/public/mail/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://inspektorat.banjarkab.go.id/category/pulsa/https://inspektorat.banjarkab.go.id/macau/https://dpmptsp.pulangpisaukab.go.id/berita/gm/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/toto-slot/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/config/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/jpg/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/tmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/kmb/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/amp/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/restore/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vendor/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/file/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/vps-root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/files/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/json/https://dema.iainptk.ac.id/scholar/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/data/https://dema.iainptk.ac.id/assets/https://dema.iainptk.ac.id/root/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/assets/https://dema.iainptk.ac.id/wp-content/nc_plugin/https://152.42.212.40/https://websitenuri77.blog.fc2.com/

Carreira & Gestão

Empreendedorismo

Ufpi fica em 77º lugar no Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil

Universidade se saiu melhor no quesito “Capital financeiro”, onde ficou em 17º lugar

 
 
Entre 126 instituições avaliadas, Ufpi ficou na 77ª posição (Fotos: Ufpi)

 Entre 126 instituições avaliadas, Ufpi ficou na 77ª posição (Fotos: Ufpi)

 
 

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) ficou em 77º lugar no ranking geral das Universidades Empreendedoras de 2021, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores em janeiro de 2023. O ranking é desenvolvido a partir de dimensões que medem a postura empreendedora das universidades, como a inovação, a infraestrutura e o capital financeiro. Esta foi onde a Ufpi obteve a melhor pontuação: 17º lugar, num universo de 126 universidades brasileiras consideradas.

De acordo com o levantamento, a inserção de capital financeiro, que diz respeito a investimentos em projetos e iniciativas inovadoras, é de extrema importância para os ecossistemas empreendedores. O indicador também leva em consideração os dados orçamentários das instituições, bem como a existência de fundos patrimoniais. A posição ocupada pela Ufpi neste indicador demonstra que a instituição tem investido em projetos inovadores.

Um desse projetos é o Inova Ufpi, que liberou R$ 250 mil ao pagamento de bolsas para docentes e discentes da universidade para desenvolvimento de negócios que potencializem a aplicabilidade de processos, produtos ou serviços inovadores. Na semana passada, a Ufpi realizoua solenidade de assinatura dos termos de outorga dos nove projetos contemplados no Programa.

Na dimensão Capital financeiro, Ufpi ficou à frente da UFRG E UFPB, por exemplo

 

Inova Ufpi: Na foto, assinatura dos termos de outorga dos nove projetos selecionados

 

Há muito ainda a ser melhorado

No entanto, ainda há muito a ser melhorado da Ufpi como universidade empreendedora. Das 126 universidades analisadas pelo levantamento, a Ufpi ocupou a 121ª posição no indicador “cultura empreendedora”, que visa verificar a participação ativa dos discentes e docentes na criação de oportunidades e resolução de problemas, além de analisar o desenvolvimento de competências empreendedoras na grade curricular da instituição.

Já no indicador da “inovação”, a Universidade Federal do Piauí obteve o 92º lugar. Este pilar está ligado ao desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e produção dos alunos das instituições. Também é levado em consideração a existência de empresas incubadas dentro das universidades. 

No que mede a “extensão” das universidades, a Ufpi ocupou o 53º lugar. Este indicador abrange as ações que instituições realizam em conjunto com o ecossistema ao seu redor, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas que são compartilhadas com o público dentro e fora das universidades.

Dimensões da Ufpi e suas pontuações no ranking

 

Em relação ao indicador da “infraestrutura”, são avaliadas, por meio da própria percepção dos alunos, a qualidade física das instituições, assim como a disponibilidade e velocidade de internet. Neste, a Ufpi ficou em 120º lugar, o que revela a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura da universidade.

Por fim, no indicador de “internacionalização”, a Ufpi ocupou o 72º lugar. Este pilar considera a conexão e parcerias existentes entre as universidades e instituições internacionais, o que favorece as oportunidades de intercâmbio aos alunos e as pesquisas desenvolvidas em âmbito internacional, por exemplo.

Levando em consideração os dados expostos pelo ranking, é preciso que, nos próximos meses e anos, a Ufpi busque investir fortemente na cultura empreendedora, levando seus docentes e discentes a desenvolverem habilidades empreendedoras, possibilitando-os meios, ferramentas e infraestrutura para tal.


Leia também

Startup piauiense que desidrata alimentos com energia solar participará da COP27, no Egito


O ranking

Para o desenvolvimento do Ranking das Universidades Empreendedoras, mais de 4 mil estudantes foram consultados, a fim de entender o que torna de fato uma universidade empreendedora. Dessa forma, o levantamento é feito a partir de coleta e análise de dados obtidos por meio da percepção dos discentes, docentes e de fontes secundárias, como dados complementares a partir de informações já existentes.

A classificação tem como base as dimensões já citadas: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro. Cada universidade recebe uma nota, de 0 a 10, em relação às dimensões. A partir da média entre as notas é determinada a posição no ranking. No ranking geral, a Universidade Estadual de Campinas (Unicam), ficou em 1º lugar. Já a Universidade de São Paulo (USP) ocupou o 2º lugar. 126 instituições de ensino superior foram avaliadas.

Clique aqui para ter acesso ao Ranking das Universidades Empreendedoras.

(Colaborou Emelly Caroline)

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Carreira & Gestão