Carreira & Gestão
EMPREENDEDORISMO JOVEM
JA Piauí forma mais de 200 miniempresários
Com o programa, os estudantes desenvolvem habilidades empreendedoras e têm contato direto com o mundo os negócios
Redação - redacao@pinegocios.com.br
O programa Miniempresa, uma iniciativa da Junior Achievement, está fazendo a diferença na vida de estudantes do Piauí, ao incentivar o empreendedorismo desde a adolescência. Nesta sexta-feira (15) a JA forma sua 21ª turma do programa Miniempresa, em solenidade às 18h30 no auditório do Sebrae, em Teresina.
Apenas este ano, JA formou mais de 268 miniempresários, em 14 escolas públicas e privadas de Teresina e dos municípios de Angical, Valença, Oeiras e Picos. Durante a formatura serão feitas premiações para formandos que se destacaram durante o programa. A JA vai premiar a miniempresa revelação, com maior número de achievers (alunos do programa), melhor rentabilidade, maior produtividade e melhor vendedor.

“A formatura marca o encerramento de um ciclo de aprendizado que impactará positivamente a vida dos jovens, fortalecendo a cultura empreendedora. A JA tem expertise em atuar na capacitação da próxima geração de líderes de negócios”, reforça o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante.
O Miniempresa é um dos programas de maior desenvolvimento de habilidades e contato direto com o mundo real dos negócios. No programa, os alunos criam empresas fictícias e são assessorados por voluntários, que orientam os jovens e adolescentes com ações de marketing, finanças, produção e recursos humanos. “Os voluntários dedicam seu tempo para passar suas experiências aos jovens”, explica Larissa Maia, vice-presidente da JA Piauí.

Após eleger o presidente e quatro diretores para áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, os achievers selecionam um produto, fazem pesquisas, realizam estudos de viabilidade do negócio e capitalizam a empresa através da venda de ações. Eles produzem, trabalham em equipe, desenvolvem uma estratégia de marketing e, finalmente, realizam as vendas. A miniempresa funciona em formato padrão: pagando impostos, recebendo salários e comissões de vendas. Os achievers fazem a contabilidade e são auditados.
Após 15 semanas de funcionamento da miniempresa, os achievers fazem o balanço, distribuem os dividendos aos acionistas e fecham a miniempresa. O que fica é o aprendizado, a experiência de desenvolveram negócios e as ferramentas para construção de futuro empreendedor brilhante.
Leia Mais
Junior Achievement desperta empreendedorismo em mais de 700 mulheres do Piauí
Brincadeira de criança motiva criação de empresa artesanal em São Raimundo Nonato
Luís Correia sediará maior fórum de empreendedorismo jovem do Brasil
Programa Miniempresa nas escolas
Termox – IFPI Angical
Tee Case – Santo Afonso
Turma do Fuxico – Escola Agrícola Soinho
Jovens Empresários – Escola Agrícola Soinho
Sustbag – IFPI Valença
Smellbook S.A/E – IFPI Picos
Replante – CEV
Petwork – CEV
Odorata – Colégio Dez
Moonlight – Madre Maria Villac
ModernJoy – Colégio Séculus
Lazca – IFPI Angical
Diy Oeiras – IBENS Oeiras
Empresariando Games – IFPI Valença
Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 120 países. Tem como missão inspirar e preparar jovens para o sucesso no mundo dos negócios.
A JA Piauí, há 20 anos realiza programas de empreendedorismo em todo o Estado e em parceria com as escolas, promovem os programas que despertam e desenvolvem habilidades empreendedoras nos jovens através da educação empreendedora.
O programa Miniempresa é uma das iniciativas mais emblemáticas da organização, onde os estudantes do ensino fundamental e médio têm a oportunidade de criar e operara sua própria empresa, sob a orientação de voluntários experientes nas áreas de marketing, finanças, produção e recursos humanos.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Assessoria JA Piauí
Mais de Carreira & Gestão
Network e aprendizado
Embaixada GV Teresina terá Carine Paiva abordando gestão e estratégia empresarial
Governança das empresas
Comentários