Startups
Em Brasília
Foco Smart é a única startup do Piauí selecionada para o maior evento de inovação da América Latina
Semana da Inovação reunirá especialistas para discutir uso de tecnologias para melhorar a administração pública
Robert Pedrosa - redacao@pinegocios.com.br
A startup piauiense Foco Smart, especializada em tecnologia para gestão pública, foi a única representante do Piauí selecionada para participar da Semana da Inovação, o maior evento de inovação pública da América Latina, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de novembro em Brasília (DF). Na ocasião, a empresa piauiense vai fazer um pitch (apresentação resumida) a investidores (veja no final do texto um vídeo sobre as soluções resolvidas pela empresa).
O evento reúne os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. “É uma oportunidade única de mostrar a solução piauiense num evento central, que terá gestores de todos os estados”, afirmou o CEO da Foco Smart, Tiago Ferreira.
Atuando em mais de 40 municípios nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia, a Foco Smart é hoje a maior plataforma de gestão municipal integrada do Brasil. Ela tem como foco principalmente a aproximação do cidadão com os serviços públicos por meio da tecnologia, automatização das atividades administrativas públicas de gestão interna e a melhoria da arrecadação das prefeituras.
Uma das soluções da startup, o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Piauí (DOEMPI), reduz os custos das prefeituras e câmaras municipais, com publicação dos seus atos oficiais, em até 40%.
A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar da Semana da Inovação, mais que o dobro do público de 2022. O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Veja abaixo um vídeo resumido sobre as soluções da empresa:
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais