Indústria

Empreendedorismo

Presente em 13 estados, bebida produzida em Parnaíba mira o mercado internacional

Aliando estratégia no marketing digital à fórmula que permite variedade de drinks, Dona Banana conquista paladar além do Piauí

 
 
Dona Banana em garrafa de 350 ml

 Dona Banana em garrafa de 350 ml

 
 

A cachaça é uma bebida alcoólica tradicional com raízes profundas na cultura brasileira. Possui um mercado que traz enormes desafios para os pequenos produtores. Grandes marcas já consolidadas exercem o domínio de grande parte do mercado, tornando necessário a adoção de novas estratégias e a busca constante pela inovação para conseguir espaço. No município de Parnaíba, a Dona Banana, uma marca de bebida alcoólica mista com sabor de cachaça, conquistou 13 estados do Brasil em apenas quatro anos e já mira até o mercado internacional.

Diferente das demais concorrentes, a Dona Banana possui menos açúcar, sendo assim menos doce que as concorrentes e com sabor mais forte da cachaça (tem 19% de teor alcoólico) e, como diz o nome, da banana. Por conta disso, tem um grande trunfo: é possível utilizá-la para preparar drinks. “As outras fabricantes são mais no estilo licor, que não tem uma grande possibilidade de drinks, porque acaba perdendo o sabor da cachaça. A nossa tem essa vantagem de manter o gosto e servir para vários tipos de drinks”, explica o empresário e idealizador da bebida, André Luiz Lima.

André Luiz Lima em ação promocional com o humorista Emerson Ceará

 

Aliada à formula, a Dona Banana ganhou mercado também graças à expertise de André e sua esposa e sócia, Lorranna de Oliveira Viana, que souberam alinhar à distribuição ao marketing digital, levando a bebida a alcançar outros estados além do Piauí em plena pandemia.

Lançada no final de 2019, a marca mal tinha começado a ser experimentada pelos consumidores parnaibanos quando as medidas governamentais para fechar bares e restaurantes assustaram os empresários do setor. O que seria um baque para um negócio que acabara de nascer foi transformado numa oportunidade.

Bebida mista Dona Banana

 

O consumo de bebidas alcoólicas aumentou em torno de 34% na pandemia e, ao perceber o comportamento do consumidor no período, André Luiz e Lorrana passaram a estudar o mercado digital e usá-lo para fortalecer a marcar, por meio das redes sociais da Dona Banana. “Usamos o tráfego pago e um eficiente esquema de distribuição. Hoje a bebida está em vários aplicativos de bebidas e redes de varejo, bares e restaurantes de vários estados”, afirma o empresário.

Apenas quatro anos após a chegada ao mercado, a Dona Banana pode ser encontrada, além do Piauí, nos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Pará, Roraima, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas (veja abaixo o infográfico).

 

André agora se prepara para o mercado internacional. O projeto para exportação do produto está sendo desenvolvido junto à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. “A cachaça é um produto muito mais valorizado no mercado internacional do que nacional, podendo ser vendida por um preço melhor”, comenta. Os próximos planos são de iniciar a exportação para a Guiana, na América do Sul, e para os continentes europeu e africano.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Mais de Indústria