Agropecuária

levantamento

Produção de grãos no Piauí deve atingir 6,5 milhões de toneladas na safra 2023/2024

Volume de produção apresenta queda de 4,7% em comparação ao ciclo anterior

 
 
Apesar de as lavouras terem se estabelecido em boas condições, houve redução da área cultivada (Foto: reprodução/GOV PI)

 Apesar de as lavouras terem se estabelecido em boas condições, houve redução da área cultivada (Foto: reprodução/GOV PI)

 
 

A produção de grãos no Piauí para a atual temporada está estimada em aproximadamente 6,5 milhões de toneladas. Esse volume é 4,7% menor em comparação ao ciclo anterior, devido, principalmente, à redução esperada na colheita da segunda safra de milho. As informações são do 8º Levantamento de Grãos da Safra 2023/2024, divulgado no útimo dia 14 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Cohab, apesar de as lavouras terem se estabelecido em boas condições, favorecidas pelos níveis adequados de umidade do solo na maior parte das regiões produtoras, houve redução significativa da área cultivada para o segundo ciclo do cereal. 

"Apesar de condições meteorológicas favoráveis, há nesta safra um problema sério de ataque de lagartas, com registro de alta infestação em muitas áreas e dificuldade de controle, com alguns produtores tendo que realizar até oito aplicações para o controle do inseto", pondera o superintendente da Conab no estado, Danilo Viana. 

Com a menor área plantada e produtividade comprometida, a produção na segunda safra do grão deve cair 37,4%, estimada em 478,8 mil toneladas. Na primeira safra do milho também foi registrada uma menor área de cultivo. 


Leia também

Governo do Piauí vai capacitar jovens de Uruçuí e Sebastião Leal para agronegócio

Dos dez municípios mais ricos do Piauí, quatro têm economia voltada ao agronegócio

Matopiba: municípios do Piauí devem liderar crescimento de produção nos próximos dez anos


Embora tenha se verificado atraso na semeadura, sobretudo na região norte do estado, e déficit hídrico em algumas áreas no estabelecimento da cultura, as lavouras se desenvolveram em boas condições, na sua maioria, encontrando-se majoritariamente em maturação, e a colheita já foi iniciada em algumas áreas do Cerrado. Pelas condições das lavouras, a cultura deve apresentar produtividade similar à alcançada na safra anterior e a colheita deve atingir 1,8 milhão de toneladas.

Já a principal cultura cultivada no estado deverá ter um aumento de 8,4% na produção, com uma colheita de soja estimada em 3,85 milhões de toneladas. A janela de plantio foi prejudicada, e algumas áreas registraram replantio. Ainda assim, as condições climáticas apresentaram-se favoráveis em quase todo o ciclo da cultura, situação que tem refletido em boas produtividades. A colheita segue avançando, já se encaminhando para finalização.

Colheita de soja está estimada em 3,85 milhões de toneladas (Foto: Agência Brasil)

 

Também é esperada uma alta para a produção de algodão. O aumento de área de plantio da fibra registou um aumento significativo em relação à safra anterior, saindo de 16,4 mil hectares para 23,7 mil hectares – alta de 44,5%. A previsão inicial de problemas ocasionados por déficit hídrico em decorrência do El Niño têm sido poucos relevantes para o desenvolvimento da cultura no estado, o que possibilita uma estimativa de que se obtenha boas produtividades. Diante deste cenário, a expectativa é que a produção da pluma chegue a 37,4 mil toneladas, elevação de 32,2%.

Outras informações sobre o cultivo de grãos no Piauí e nos demais estados podem ser obtidas no 8º Levantamento da Safra de Grãos publicado no site da Conab. Clique aqui para acessar.
 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Com informações da Conab

Mais de Agropecuária