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Carta aberta aos prestadores de serviços

 
 
 
 

Se existe uma satisfação em mim, é perceber o quanto de conteúdo bom sobre gestão qualquer empreendedor pode ter acesso ao seguir meia dúzia de contas relevantes. Estamos aprendendo mais sobre cultura, CAC, LTV, ICP, CS e, consequentemente, aumentando nosso repertório, gerindo melhor ou, minimamente, criando a consciência de que daqui para frente algumas coisas não podem seguir como antes e precisamos de ajuda (o consultor empresarial que vos fala fica mais satisfeito ainda com essa última constatação).

O fato é que estamos nos profissionalizando como gestores, e de maneira especial hoje me refiro aos prestadores de serviços profissionais. Podemos até gerir projetos, recursos, equipes e afins, mas nosso sucesso está ligado à missão de gerenciar aquilo que é mais difícil na pessoa humana: expectativa!

Ser um prestador de serviços é lidar e gerenciar diretamente um conjunto de expectativas de alguém sobre, no mínimo, uma dor do seu negócio. Olhemos para nós mesmos e nossos relacionamentos pessoais, quantos conflitos já vivenciamos por quebra de expectativas? E como isso foi complicado ou não foi possível de resolver.


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Infelizmente vejo prestadores de serviços oferecendo soluções milagrosas de três meses para problemas complexos e sistêmicos. Ou produtos/projetos que sequer dominam, apenas para o fechamento de um contrato. O que acontece depois eu nem preciso falar muito.

Um bom prestador de serviços, com o mínimo de entendimento de que ele é um gestor das expectativas do cliente, vai apresentar um conjunto de soluções reais, com uma proposta de tempo saudável para atuação e inclusive já considerando uma possível correção de rota, os riscos e as responsabilidades inerentes ao contratante.

É importante ter a consciência de que no caso de insucesso, você não perde só um cliente (e o networking dele), mas contribui para uma construção negativa da imagem dos outros profissionais que escolhem atuar no mesmo segmento que você.

 

 

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Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção

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