Carreira & Gestão

incentivo

Empresas rurais do Piauí aumentam faturamento com programa do Sebrae

Programa Agente Local de Inovação (ALI) Rural fomenta a inovação e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios do campo

 
 
Mais de 40% dos empreendimentos atendidos já concluíram as ações de inovação (Foto: divulgação)

 Mais de 40% dos empreendimentos atendidos já concluíram as ações de inovação (Foto: divulgação)

 
 

Por meio do programa Agente Local de Inovação (ALI), empreendimentos rurais do Piauí tiveram um aumento de 22% no faturamento em 2024. O dado é do levantamento feito pelo Sebrae, levando em consideração o ciclo 3 do ALI, executado este ano.

"O ALI Rural tem sido essencial para a promoção da extensão tecnológica e para o desenvolvimento de processos inovadores no campo. Por meio de apoio técnico, capacitação e atendimento continuado, o Sebrae contribui para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios nas cadeias produtivas do agronegócio", destaca o analista do Sebrae no Piauí e gestor do ALI Rural, Francisco Holanda.

Ainda de acordo com o analista, mais de 40% dos empreendimentos atendidos pelo programa já concluíram as ações de inovação e modernização de seus negócios.

Para Gabriela Pinheiro, da Cachaça PGN, o programa ALI foi importante para alavancar o empreendimento.

"O ALI Rural foi fundamental para fazer o negócio avançar. Por meio do programa, conseguimos elaborar estratégias de vendas e até fazer parcerias com hotéis para expor e comercializar nossa cachaça. Com isso, agregamos valor ao nosso produto", comentou.

De acordo com Marcelo Luís, da Peixaria Vale das Águas, o ALI oferece soluções e capacitações que fazem a diferença na empresa. "O programa nos deu todo suporte. Foi uma oportunidade para aprender mais sobre gestão, controle, manejo, estoque e inovação. Além disso, o ALI nos apresentou tecnologias para aumentar a produção", destacou.


Leia também

Programa facilita crédito para mais de 40 mil empreendedores de baixa renda do Piauí

Pequenas empresas do Piauí têm acesso direto a potenciais clientes com programa do Sebrae 


Durante oito meses, um Agente Local de Inovação realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento e/ou redução dos custos.

Para participar do ALI Rural, o produtor deve procurar as Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos ou Bom Jesus. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento 0800 570 0800, que funciona tanto para ligações telefônicas gratuitas como para mensagens de WhatsApp.

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Fonte: Sebrae Piauí

Mais de Carreira & Gestão