Colunas & Artigos
Negócios & Turismo
Três parques nacionais piauienses em lista de melhores do Brasil para astroturismo
Parques são ideais para observação das estrelas e do universo
![](/thumbs.php?w=80&h=80&imagem=images/noticias/2591/IMG-20241017-WA0058.jpg)
Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)
Baseada em uma metodologia internacional que calcula o potencial de um local para observação dos astros e fenômenos celestes, a ONG Entre Parques lançou o primeiro índice de potencial astro turístico dos Parques Nacionais brasileiros.
Os parques são subdivididos em 5 categorias de acordo com critérios como poluição luminosa, regulamentação das atividades de observação e infraestrutura turística. Três Parques Nacionais localizados no Piauí ficaram na melhor classificação.
Os Parques Nacionais de Sete Cidades, da Serra da Capivara e das Nascentes do Parnaíba foram considerados como excelentes. O Piauí é o único estado com mais de uma estrutura nessa posição. O Parque Nacional da Serra das Confusões ainda ficou na segunda melhor categoria.
O relatório publicado pela ONG aponta que o Brasil ainda precisa avançar bastante na estruturação do astro turismo. Atualmente, apenas Europa e Estados Unidos têm uma grande quantidade de locais ideais para a observação do céu.
No Piauí, ainda passa a se destacar para o astro turismo o Parque Estadual do Cânion do Poti. Com a inauguração do Nazareth Cânion Lodge na região, vão ser instalados telescópios de grande resolução que vão permitir observar o céu de forma única.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Nícolas Barbosa - jornalista, presidente da seccional Piauí da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PI)
Mais de Colunas & Artigos
Negócios & Turismo
Sebrae e Governo voltam a divulgar o turismo do Piauí em Portugal
Negócios & Turismo