Carreira & Gestão
Empreendedorismo
Tempo médio para registrar empresa no Piauí cai para 16 minutos
Com essa marca, o estado mantém a liderança nacional no ranking de agilidade para formalização empresarial
O Piauí alcançou um novo marco na desburocratização do ambiente de negócios: em abril, o estado reduziu o tempo médio de registro de empresas para apenas 16 minutos, superando seu próprio recorde anterior de 45 minutos. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Com essa marca, o estado mantém a liderança nacional no ranking de agilidade para formalização empresarial. O resultado é fruto das ações da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), aliadas às políticas do Governo do Estado, que têm priorizado o uso de tecnologia, integração de sistemas e capacitação contínua dos servidores públicos. O portal Gov.PI Empresas, por exemplo, reúne mais de 250 serviços online disponíveis 24 horas por dia, o que permite ao cidadão iniciar e concluir processos com mais autonomia e menos burocracia.
Leia também
Crédito para micro e pequenas empresas no Piauí já ultrapassa R$ 100 milhões em 2025
Empresários podem aproveitar investimentos que estão chegando ao Piauí, diz Victor Hugo
Piauí registra mais de 23 mil novas empresas de janeiro a setembro de 2024
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destaca que a meta é seguir inovando.“Isso é resultado de um governo que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios,enxergando o que queremos: um Piauí com uma economia cada vez mais crescente” destaca.
Entre as inovações recentes está o uso experimental de inteligência artificial na análise de processos, com índice de acerto superior a 90%. A expectativa é que o uso da tecnologia continue a melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos.
Além de facilitar a vida do empreendedor, a redução no tempo de abertura de empresas deve impactar positivamente o desenvolvimento econômico do estado, estimulando a formalização de negócios, a geração de emprego e a movimentação de renda.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Governo do Piauí
Mais de Carreira & Gestão
Empreendedorismo em Parnaíba
UFDPar lança seu 1º Programa de Pré-incubação e Incubação
Inclusão empreendedora
Comentários