Colunas & Artigos
Opinião
Gestão de processos que não funciona

Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Nesses mais de 12 anos trabalhando com gestão - e atualmente trabalhar majoritariamente com processos e rotinas, já vi por diversas vezes processos que funcionam, ao mesmo passo que por outras inúmeras já vi não funcionar. Ressalto que nessas últimas tive verdadeiros saltos de aprendizagem. Quero te apresentar a seguir, alguns casos em que eu vi gestão de processos não funcionar.
Não funciona porque dá trabalho
Trabalhar com processos não é simples, nem agradável. Requer tempo, energia e disciplina. Documentar fluxos, treinar pessoas, revisar rotinas e enfrentar resistência são tarefas que exigem esforço contínuo. E muitos gestores, quando percebem isso, simplesmente desistem.
Não funciona porque confunde controle com burocracia
Processos bem desenhados criam checkpoints — e isso gera incômodo. É comum ouvir: “Desde que implantaram os processos, tudo ficou mais burocrático.” A verdade é que existe boa burocracia – aquela que cria pontos de controle e melhora a operação. Sem ela, o caos reina. Um bom exemplo? Um almoxarifado onde qualquer um entra, pega o que quer e ninguém sabe o que saiu. Implementar controle ali é burocrático? Sim. Mas é também gestão de verdade.
Não funciona porque falta foco e autoridade
Empresas começam tentando mapear tudo, quando deveriam priorizar o que é crítico. Não adianta documentar 30 processos se nenhum deles resolve os gargalos reais do negócio. Outro erro comum: delegar a responsabilidade a quem não tem poder de decisão. Já vi projeto parar porque foi jogado nas mãos de estagiários. Fluxogramas eles até fazem. Mas quem implanta mudança é quem lidera a equipe.
A gestão de processos só funciona quando é apropriada pela liderança. Quando os gestores tomam a frente, entendem que controle é sinônimo de maturidade e se envolvem na construção de uma rotina mais estável, ela deixa de ser “mais uma coisa chata” e passa a ser parte do que sustenta o crescimento do negócio. Processo só funciona quando a gestão faz funcionar.
Siga o Piauí Negócios nas redes sociais
Fonte: Luis Henrique dos Santos - CEO da PRO Consultoria & Gestão e engenheiro de produção
Comentários