Receba
nossas notícias!
WhatsApp

Comércio & Serviços

Microempreendedores Individuais

Contribuição mensal do MEI é reajustada de acordo com o atual salário-mínimo

Novos valores do DAS-MEI variam entre R$ 81,05 e R$ 87,05, a depender das atividades exercidas

Compartilhar com UTM

Link copiado! Agora você pode colar o link com UTM no seu Instagram.

 
 
Novos valores do MEI começam a valer nos boletos com vencimento em 20 de fevereiro

 Novos valores do MEI começam a valer nos boletos com vencimento em 20 de fevereiro

 
 

Com o novo valor do salário-mínimo, em vigor desde o dia 1º deste mês, também foi reajustada  a contribuição mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI), no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Os novos valores começam a valer nos boletos com vencimento em 20 de fevereiro de 2026, referentes à competência do mês de janeiro.
O reajuste ocorre porque a contribuição da Previdência Social (INSS) acompanha anualmente a variação do salário-mínimo, que passa a valer R$ 1.621. O cálculo se dá pela soma das tributações do INSS (5% do salário-mínimo em vigor), Imposto Sobre Serviços – ISS (mais R$ 5) e Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços – ICMS (mais R$ 1).

Os novos valores começam a valer nos boletos com vencimento em 20 de fevereiro de 2026, referentes à competência do mês de janeiro. Os MEIs que atuam no setor de Comércio ou Indústria pagarão R$ 81,05. Para o setor de Serviços a contribuição é de R$ 86,05. Já para os Microempreendedores que atuam em Comércio ou Indústria e Serviços, o valor é de R$ 87,05. No caso do MEI Caminhoneiro, o valor da contribuição pode variar entre R$ 194,52 e R$ 200,52, conforme o tipo de carga transportada e o destino. O cálculo considera 12% do salário-mínimo.

PAGAMENTO EM DIA GARANTE BENEFÍCIOS

Com o pagamento em dia do DAS-MEI, o empreendedor garante o direito aos benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria por idade e auxílio-reclusão para seus familiares. Alguns deles exigem período de carência, que pode variar de acordo com cada caso.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI, e na Central de Relacionamento Sebrae, 0800 570 0800, que funciona para ligações gratuitas e também como Whatsapp. Os interessados também podem se dirigir às Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, e às Agências de Atendimento do Sebrae em Raimundo Nonato e Corrente. 

Siga o Piauí Negócios nas redes sociais

Comentários

Mais de Comércio & Serviços